23 de jun. de 2009

O CED mandou a Ciência da Informação cair fora do Centro! Que faremos?

Quando se fala em CED na UFSC fala-se em Centro de Educação, quando quem fala faz parte dos Departamentos MEN e EED, Colégio de Aplicação e NDI. Esses dois Departamentos, mais o CA e o NDI são responsáveis ou atuam no domínio dos campos da Didática e da Pedagogia.

Quando se fala em CED na UFSC e quem fala está na Ciência da Informação e Biblioteconomia, fala do Centro de Ciências da Educação. Um Centro plurisdisciplinar.

Sob este segundo enfoque, por vários anos, o Departamento de Ciência da Informação vem reivindicando que o nome do CED inclua o termo Informação, a fim de que se reconheça essa pluridisciplinaridade.

Evidentemente, não interessa ao CED da Didática e da Pedagogia essa proposta, porque o Centro do Universo do conhecimento para uma parte ainda relevante dos colegas que lá estão é a Didática e a Pedagogia. E a despeito de um discurso aparentemente democrático parece não lhes interessar o reconhecimento da pluridisciplinaridade no interior do CED.

Para a maioria desses colegas, certamente, o fato de no dia 19 de maio de 2009 ter ocorrido uma greve de ônibus em Florianópolis foi mais do que bom, pois evitou-se o enfrentamento do Plebiscito marcado para aquela data, a fim de ser decidida a mudança do nome do CED para Centro de Ciências da Educação e Informação.

Pelos adiamentos e protelações perpetrados pela direção anterior do CED, expediente que passou a ser adotado pela atual direção, parece cada vez mais evidente que a mensagem é a seguinte: SAIAM DO CED.

Entretanto, é preciso resgatar-se que a Biblioteconomia foi trazida para o CED a pedido do CED, por discurso realizado nos anos da década de 1970, pelo então Diretor Antonio Cesar Becker, no âmbito do Conselho Universitário da UFSC. O então Departamento de Biblioteconomia e Documentação e o Curso de Biblioteconomia estavam muito bem no Centro Sócio-Econômico. Sua vinda para o CED atendia somente a interesses de então do CED. Mas parece que nos últimos anos não lhes interessa mais a companhia da Biblioteconomia. Não seria o caso de pensarmos em reivindicar o nosso retorno para o Centro Sócio-Econômico? Afinal nas classificações de áreas de conhecimento do CNPq, FINEP... fazemos parte do Grupo de áreas inseridas como Ciências Sociais Aplicadas. Nisso, talvez, os Didatistas e Pedagogistas do CED teham razão, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA NÃO TÊM NADA A VER COM O CED.

Por que se deve trazer esta questão agora? É que o Conselho de Unidade do CED, em decisão tomada em 25/08/2005, levando em conta os termos que constroem o penúltimo parágrafo do parecer emitido pela Comissão criada pela Portaria de 15/07/2005, para examinar o pedido do CIN dizia:

“[...] mesmo reconhecendo como legítima a reivindicação de uma maior visibilidade da área de Ciência da Informação no âmbito das unidades que compõem a UFSC, para além do departamento CIN, não nos parece que a simples justaposição dos termos “educação” – “informação” possa alavancar uma desejável e necessária articulação academicamente orgânica intracentro, que no CED é muito débil atualmente. Outros caminhos poderão ser construídos”.

Em outros termos, o Conselho de Unidade do CED mandou-nos CAIR FORA!

É esse o fato!