Desde 1978 a Biblioteconomia é parte do CED. Curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Departamento de Biblioteconomia e Documentação foram transferidos do Centro Sócio Econômico para o CED, que era então constituido pelo Departamento de Metodologia de Ensino e pelo Ginásio de Aplicação a fim de que o CED não fosse integrado ao então CCH (Centro de Ciências Humanas) hoje CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas).
Então, desde 1978 o CED é formado pelos Campos da Didática-Pedagogia e Biblioteconomia. O CED continua a se denominar de Centro de Ciências da Educação por uma contrafação em que os setores da Didática-Pedagogia, ao terem o maior número de votos no Conselho de Unidade impedem o CED de adotar o seu verdadeiro nome, isto é, um nome em que estejam expostos os dois campos de conhecimento que o compõem há 32 anos e hoje são Didática-Pedagogia e Ciência da Informação.
Esse virtual conflito se agravou com a transformação do Departamento de Biblioteconomia e Documentação em Departamento de Ciência da Informação e com a implantação em 2003 do Curso de Mestrado em Ciência da Informação no CED.
Neste ano de 2010, além de manter o Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, o Mestrado em Ciência da Informação, a Revista Encontros Bibli - de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a área de Ciência da Informação implantou o Curso de Bacharelado em Arquivologia. Também neste ano o Mestrado em Ciência da Informação obteve conceito 4 na avaliação trienal da CAPES, credenciando-se à implantação do Curso de Doutorado em Ciência da Informação. Então, com esse perfil e esses setores a área de Ciência da Informação continuará a ser considerada invisível no CED? A quem interessa isso?
A dominação da maioria de votos da área de Didática-Pedagogia no Conselho Departamental do CED continuará a tratar a área de Ciência da Informação como invisível? Se assim for em que difere a postura da área de Didática-Pedagogia de uma ditadura ou pior de um imperialismo antidemocrático, antiliberal e fascista?
Eu gostaria muito de ser esclarecido sobre o que leva a área de Didática-Pedagogia do CED, quando se trata da mudança do nome do Centro, a tomar essa atitude? Há ali uma consciência de sua atitude fascista?
Boa noite professor,
ResponderExcluirMuito boas as considerações feitas acerca do assunto, que de certo, foi esquecido pela direção do CED.
Creio que é um assunto que deve retornar, não só para as reuniões deliberativas do CED, como para dentro das salas de aula.
Creio que aquele plebiscito, para a mudança de nome do CED (que foi cancelado, devido à uma greve de ônibus) precisa acontecer o quanto antes.
Queria dizer que me coloco à disposição desta causa.
Atenciosamente,
Frederico Maragno Reinheimer.
Também acho que seria importante discutirmos mais aproximação dos outros curso do CED. Pessoalmente sinto falta de mais disciplinas que discutam a questão do bibliotecário como educador, bem como disciplinas específicas da área da educação.
ResponderExcluirAndei olhando rapidamente os programas das disciplinas do curso de pedagogia e sinto imensa necessidade de me aproximar de mais estudos sobre a realidade educacional brasileira, que é abordada profundamente em algumas disciplinas do EED por exemplo. Claro que pensando o bibliotecário como importante no processo de discussão da educação (fundamental, médio, superior) no Brasil hoje em dia. Talvez aqui ficaria mais como uma reflexão sobre nosso currículo e a abordagem do curso dentro do CED, pensando na mudança no nome do centro com a preocupação de maior reconhecimento de nosso curso.
Um abraço,
Fred.