25 de out. de 2008

A articulação histórica do CED com a Ciência da Informação

HISTÓRICO DO CED


1951 – criada a Faculdade Catarinense de Filosofia – FAFI - (uma instituição privada)

1957 – criada a Coordenadoria de Didática (origem do CED) - na FAFI

1960 – federalizadas as Faculdades existentes em Santa Catarina – Florianópolis, constituindo a UFSC.

FAFI – criada na UFSC a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Catarina, sucessora da Faculdade Catarinense de Fisosofia.

1961 – criado o Ginásio de Aplicação da UFSC, hoje Colégio de Aplicação, por força do Decreto-Lei nº 9.053, de 12 de março de 1946, que determinava que as Faculdades de Filosofia ficavam obrigadas a manter um Ginásio de Aplicação destinado à prática docente dos alunos matriculados nos cursos de Didática.

1966 - definida a implantação da reforma universitária na UFSC. Para dimensioná-la foi criado um grupo de estudo pela Portaria nº 392/66 do Reitor, de 5 de dezembro.

1968 - Começa a ser implantada a reforma universitária na UFSC.

1968 - Os Cursos existentes na FAFI neste ano eram: Filosofia, Letras, História, Geografia, Pedagogia, Matemática. Havia projetos para a criação de cursos novos nas seguintes áreas: Ciências, Psicologia, Ciências Sociais e Orientação Escolar

1969 – em 15/07 a FAFI é desdobrada em:

Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Centro de Ciências Humanas
Centro de Comunicação e Expressão
Centro de Educação – início do uso da sigla CED

1970 – com a instalação da Reforma Universitária em Santa Catarina, foi criado na UFSC o Departamento de Métodos de Ensino – que passa a ter a sigla MEN, como sucessor da Coordenadoria de Didática. Considera-se seu início a data de sua primeira reunião geral no dia 20 de fevereiro de 1970. Era o único Departamento do CED e a ele estava vinculado o Ginásio de Aplicação.

1971 – instituído em 06/07 pela Portaria 270/71 – do Reitor, o Conselho Departamental do Centro de Educação - CED.

1979 – o CED passa a denominar-se Centro de Ciências da Educação. Continha, então, o Departamento de Métodos de Ensino – MEN, que passa a chamar-se Departamento de Metodologia de Ensino - MEN e o Departamento de Estudos Especializados em Educação – EED e o Ginásio de Aplicação. Nesse momento, incorpora o Departamento de Biblioteconomia e Documentação – BDC, atual Departamento de Ciência da Informação - CIN e o Curso de Biblioteconomia - BBD.

HISTÓRICO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA UFSC

1973 – início do Curso de Biblioteconomia, criado em 10/10/1973. Seu primeiro nome foi Curso de Biblioteconomia e Documentação – BBD (que permaneceu de 1973-1978) e sua primeira vinculação foi com o Centro de Comunicação e Expressão, unidade derivada da FAFI.

1976 – foi criado o Departamento de Biblioteconomia e Documentação, sendo a primeira chefe designada pela Portaria n. 421/GR/76. Na oportunidade, o o Departamento foi vinculado ao Centro Sócio-Econômico

Desde 1978, o Curso de Biblioteconomia e Documentação teve seu nome modificado para Curso de Biblioteconomia, mantendo sua sigla BBD. A mudança de sua denominação deveu-se à criação do Departamento de Biblioteconomia e Documentação – BDC, para reunir os professores que atendiam a maior carga horária do Curso.

Em maio de 1979 o Departamento de Biblioteconomia e Documentação e o Curso de Biblioteconomia foram vinculados ao Centro de Ciências da Educação, quando da reformulação deste, retornando a uma Unidade derivada na FAFI. Pode-se dizer que a Biblioteconomia retornou às suas origens.

1996 – criada no CED a revista Encontros Bibli – revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação – classificada como QUALIS “A” Nacional em Ciência da Informação

1999 – foi criado o Departamento de Ciência da Informação – CIN, como sucessor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação – BDC

2003 – foi implantado no CED o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, funcionando por ora apenas com o Curso de Mestrado